Sunday 1 June 2014

Nutrição!




Nutrição

O conceito de auto nutrição tem origem na necessidade psicológica de nos tornarmos independentes dos nossos pais e sermos capazes de fornecer a nós próprios todo e qualquer “alimento” exigido para satisfação de todas as necessidades da nossa personalidade e desenvolvimento como indivíduos.

O estudo do signo, da casa e dos aspectos da Lua, ajuda-nos a compreender a nossa natureza e necessidades. Se essas informações forem trabalhadas e integradas ajudam-nos a reequilibrar os efeitos e as energias da lua, tornando-se mais positivos e contribuindo para o nosso bem estar. 

Grande parte dos adultos vive de uma maneira que apenas reflecte os sonhos dos seus pais, agindo como se representasse um papel pré-determinado. Podem ter tudo o que a sociedade considera desejável, mas mesmo assim não estão satisfeitos. A nossa vida torna-se previsível e nós, conformamo-nos. Alguma coisa correu mal pelo caminho. Em algum momento ficámos dependentes do mundo exterior. 

Muitas vezes sentimos uma profunda insatisfação por razões que nem compreendemos. E quando não há satisfação, tentamos mudar o nosso mundo exterior, trocamos de parceiro, de emprego, de casa. Podemos perder, ou nem sequer chegar a descobrir, a capacidade de olharmos para dentro, de encontrarmos meios para nos nutrirmos, de sermos menos dependentes do mundo exterior e de tomar consciência de que, quando nos sentimos interiormente integrados, apreciamos melhor a vida. 

Já vivemos parte do processo de nutrição – do vínculo com o exterior e do relacionamento com os pais. Agora temos que aprender a fazer a unificação interior e a ser pais da nossa criança interior. 

Assim, a Lua pode ser imaginada como uma criança exigente, saltitando para chamar a atenção, para ver satisfeitas todas as suas necessidades. Se for continuamente ignorada, pode ter acessos de fúria, que resultam em repressão da raiva e sentimentos de rejeição. A auto nutrição é um processo que nos torna livres dos padrões de inibição e restrição para alcançarmos a maturidade psicológica. 

Através da introspecção podemos começar a identificar a natureza desses padrões, a reconhecer e aceitá-los. Só depois conseguimos transformar o que influencia de maneira negativa a nossa vida adulta. Não é um trabalho ligeiro e pode obrigar a uma mudança radical na maneira como nos vemos interiormente e até no nosso estilo de vida. 

O desafio é libertarmo-nos das restrições do passado para podermos encarar o presente e o futuro com maior determinação e auto consciência. É um passo em direcção à libertação e exploração mais intensa do nosso mundo interior que assim se vê livre de prisões. 

Eu construo uma casa iluminada e habito o seu interior. 


Haydn Paul, A Rainha da Noite ( Explorando a Lua astrológica ), Editora Ágora, Brasil 1990

No comments:

Post a Comment